sábado, 29 de novembro de 2008

Gestão de Projetos de TI - Gestao do Risco

Portal Corporativo - 8 bons motivos

Acessibilidade e Usabilidade (Ítens apontados como riscos em projetos de Portais)

WCAG: marco no caminho da atualização
As diretrizes são o principal ponto de referência internacional para acessibilidade de site da Web para pessoas com deficiências. E você pode participar - descubra como.

Acessibilidade na WEB: vem aí o WCAG 2.0
As indicações do W3C para acessibilidade na web irão sofrer alterações. Elas já foram revisadas e esperam aprovação desde o final de 2005.

Dia Mundial da Usabilidade – “É fácil fazer mais fácil”
Milhares de pessoas interessadas no tema se reuniram nos 115 eventos que aconteceram simultaneamente em 40 países. Fique por dentro de tudo o que aconteceu em São Paulo.

Inclusão profissional de pessoas com deficiência
Profissionais com deficiência provam que podem ter sucesso no mercado de trabalho, vencendo o preconceito e as barreiras impostas por suas limitações

A importância dos testes
Você conhece mesmo o usuário? Ou pensa que conhece? Descubra o papel fundamental dos testes para um desenvolvimento acessível.

Acessibilidade versus Mídias
As diversas mídias estão adaptadas à questão da acessibilidade para pessoas com deficiência?

Cores limitadas
Informações essenciais de um sistema ou website não devem apoiar-se somente na percepção de cores.

Unidade na diversidade
Elementos não textuais são sempre uma pedra no sapato da acessibilidade. Por outro lado, são essenciais em meios multimídia. Como resolver o dilema? Conheça algumas técnicas simples, baratas e... inclusivas

Acessibilidade digital: está na hora de revisar os seus conceitos...
O que acessibilidade tem a ver com usabilidade? Trata-se de uma questão relacionada apenas a minorias? Amplie sua visão sobre este tema cada vez mais importante

Fonte: http://www.intranetportal.com.br/

Gestão do conhecimento ou gestão por processos – o que vem antes?

A importância do tripé pessoas, processos e tecnologia na gestão do conhecimento

Vou pegar o gancho da série de artigos escritos no ano passado, em que a coluna chamava-se Governo Eletrônico, para fazer um link - indispensável - entre a gestão do conhecimento e a gestão de processos.

Se você é responsável pelo projeto do portal corporativo de sua empresa, ou mesmo de uma de suas intranets, convém incorporar a visão dos executivos-chave, que provavelmente pouco tem a ver com o mundo das sopas de letrinhas: ASP, SQL, XML ou SOA. Eles querem resultados relacionados aos seus objetivos de negócio.

Saiba mais...

Fonte: http://www.intranetportal.com.br/
Autor: Sérgio Storch

Mapeamento do Gerenciamento de Riscos no PMBOK, CMMI-SW e RUP

O gerenciamento de riscos é abordado por vários modelos dentre os quais o PMBOK (2000), o CMMI (2002), e o RUP (2003). O PMBOK (A Guide to the Project ManagementBody of Knowledge) trata do gerenciamento de projetos de uma forma ampla, não sendo específico para software. O CMMI (Capability Maturity Model Integration for Software) provê um framework para a implantação e melhoria do processo de software das organizações. O RUP (Rational Unified Process) é um processo baseado em melhores práticas de engenharia de software.

Evento: Passo a passo para desenvolver Planejamento de Portais Corporativos




Descrição do evento
Metodologias e estratégias para consolidar com sucesso a implantação, o alinhamento, controle dos riscos e a gestão do projeto de portais corporativosDe 26 de janeiro de 2009 a 27 de janeiro de 2009


Objetivo
Este treinamento de 2 dias tem como objetivo fornecer instrumentos, técnicas, ferramentas e metodologias para que os participantes possam ter o passo a passo para desenvolver um planejamento eficaz, com critérios selecionados e testados de implementação e otimizar resultados nas estratégias de portais em suas empresas.


Benefícios
• Entender a importância e o contexto dos portais corporativos no atual ambiente de negócios

• Apresentar a evolução do conceito, sua aplicabilidade e seus benefícios

• Mostrar como está o mercado e quais as opções existentes

• Ensinar a visão, o método e os passos para construir ou reformular seu portal

• Identificar os elementos que precisam ser priorizados para que se alcance sucesso com portais

• Conhecer as diferenças e semelhanças entre os conceitos e siglas relacionadas às ferramentas e plataformas para portais e aplicações correlatas

• Reconhecer e considerar os fatores de risco na definição de ferramenta

• Apresentar visão simulada de tecnologia para portal corporativo e gestão de conteúdo


Público alvo
Profissionais envolvidos em projetos de portal corporativo e/ou gestão do conhecimento. Gestores ou co-gestores de intranets ou portais corporativos; profissionais de TI, RH ou Comunicação; e profissionais envolvidos ou interessados em plataformas de Portais Corporativos; interessados em compreender melhor os conceitos e utilização de ferramentas de gestão de portais.


Local e data
De 26 de janeiro de 2009 a 27 de janeiro de 2009
Informa Training CenterRua Bela Cintra, 967 7º Andar - São Paulo


Mais detalhes
http://www.informagroup.com.br/event/show/id/489

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Portais Corporativos

Portal corporativo tornou-se sinônimo de produtividade, atualmente as empresas estão conscientizando-se dos grandes benefícios que um portal pode oferecer, como: agilidade e precisão no acesso às informações corporativas, colaboração entre empresa, clientes e parceiros, acesso aos diversos aplicativos utilizados pela empresa como: CRM, ERP, sistemas legados, etc.

Durante a realização de um projeto como este, a gestão de riscos constitui um acompanhamento crítico que, além de minimizar a probabilidade de ocorrer ameaças e de prever o estabelecimento de responsabilidades para enfrentá-las, permite o registro das situações adversas e de modos de evitá-las em situações futuras.

Gerenciamento de Riscos

Os projetos de Tecnologia de Informação possuem características marcantes, que os diferencia dos demais – são projetos onde o controle sobre as incertezas e as indefinições é um forte fator de determinação do sucesso ou do fracasso do empreendimento. Gerenciar este ambiente desconhecido é o propósito que as novas técnicas de gestão buscam resolver, entre elas está o Gerenciamento de Risco. O GR é uma técnica recente e ainda é muito pouco empregada, mas representa um grande instrumento para o Gerente do Projeto.

PMI

Project Management Institute (PMI) – Instituto de Gerenciamento de Projeto é hoje a maior instituição no mundo exclusivamente dedicada ao fomento da atividade de Gerenciamento de Projetos. O PMI compartilha seus padrões técnicos e éticos com a comunidade internacional de GP através de organizações sem fins lucrativos de âmbito regional.