Um portal é uma ferramenta que, potencialmente, funciona como um “facilitador” parra o usuário em suas atividades profissionais. Porém para qualquer equipe que assume a tarefa de implementá-lo, encontra no ambiente corporativo uma verdadeira “caixa de surpresas”, visto a tamanha diversidade de situações de uma empresa para outra. Enquanto em um ambiente encontramos uma atmosfera favorável para a implementação do portal com poucos contratempos em suas etapas, de contra partidapodemos ter em outra corporação uma situação totalmente adversa com sérios problemas ainda na fase inicial de levantamentos.
Numa corporação de médio e grande porte encontramos comumente os seguintes grandes desafios na implementação de um Portal Corporativo:
- Custo Elevado
- Cultura Organizacional como “Fator de Resistência”
- Prazo para implementação
- Constantes mudanças na política interna da empresa
- Taxonomia
- Gerenciamento das Comunicações Durante o Projeto
- Gerenciamento do Escopo do Projeto
Vantagens
São percebidas pela empresa a curto prazo, várias facilidades no acesso as informações ligadas de maneira personalizada a cada usuário, a saber:
- Correio Corporativo
- Diretórios de Arquivos com Acesso Restrito somente para os usuários específicos de cada departamento.
- Aplicações de diferentes plataformas sem a necessidade de uma nova autenticação.
- Vídeo Conferência
Desvantagens
- Dificuldades na apuração de informações de toda a corporação, que levariam a um diagnóstico menos preciso.
- Resistência de setores da empresa à cultura de uso do Portal Corporativo.
- Alterações inesperadas do Organograma Empresarial.
- O “não cumprimento” do prazo de implementação do Portal para a produção, o chamado “Go Lei”.
- Alterações de infra-estrutura de rede (domínio).
- Falhas inesperadas de conexão de rede que afetariam o acesso a várias aplicações, senão o próprio Portal.
Fonte: Monografia: Gerenciamento de Projeto de um Portal Corporativo - curso de Graduação em Administração de Empresas da Universidade Veiga Almeida. - Autor: JORGE BUENO CROFFI - Rio de Janeiro, julho 2007
5 comentários:
Olá galera! Uso portal colaborativo aqui na Pyxis (Sharepoint) e olha é muito massa. Nunca foi tão fácil achar os documentos versionados dos colaboradores. Sem falar nos diversos serviços que podem ser disponibilizados. O uso de templates facilita bastante a criação do portal... em muitos casos num único clique o portal é gerado e nos resta adicionar serviços (arrastar) que são web parts prontos. Quem não usa é bom usar... temos ótimas opções FREE.
Outro detalhe, no caso do Sharepoint, é que você pode programar em cima do portal gerado e customizar à vontade. A ferramenta é o "Sharepoint Designer" que é um clone do Visual Studio voltado para o desenvolvimento com Sharepoint. Abraços!
Site do Sharepoint Designer: http://office.microsoft.com/pt-br/sharepointdesigner/FX100487631046.aspx
Muito legal Ricardo, é interessante saber do funcionamento desses portais na prática. Onde trabalho infelizmente não utilizamos e creio que será difícil implantar principalmente por questões administrativas e passando pelo que citei em desvantagens: "Resistência de setores da empresa à cultura de uso do Portal Corporativo".
Mas obrigado pela colaboração e continuem acompanhando nosso blog.
Certamente desenvolver um portal não é coisa fácil.
Tive a oportunidade de estudar as especificações da tecnologia "Portlets" juntamente com dois grandes nomes em portais corporativos: JBoss Portal e Liferay; porém a experiência não foi conforme o esperado. A tecnologia ainda está engatinhando, as APIs exigem programação de baixo nível, o reuso ainda é muito difícil, sem contar com a falta de padronização das implementações, pois cada uma adiciona uma série de "aprimoramentos" à especificação original. Se usar ainda está difícil, imaginem desenvolver...
Quanto ao Sharepoint, acredito que seus objetivos sejam diferentes dos portais citados acima.
É preciso muita coragem para encarar esse projeto. Parabéns!!!
Postar um comentário